16/10/2014

Saiba um pouco mais sobre o universo das massas

Quando o homem percebeu que podia moer alguns cereais e misturá-los com água criando  uma espécie de “massa”, a culinária mundial nunca mais se tornaria a mesma. As massas possuem muitos formatos e características, que tornam a arte de cozinhar ainda mais fascinante. Conheça alguns tipos desse ingrediente quase indispensável nas refeições.

Interna - Saiba um pouco mais sobre o universo das massas (9)
Penne.
Tudo indica que a origem do seu nome é relacionada ao seu formato, que possui as extremidades cortadas na diagonal, lembrando muito ao bico das penas utilizadas no passado para escrever. Na culinária é famosa por combinar com diversos tipos de molhos. Uma dica é verificar a superfície dos canudinhos, se forem lisos o mais indicado são os molhos cremosos, caso a extremidade for riscada como na imagem, os molhos à base de óleo ficam uma delicia.

Interna - Saiba um pouco mais sobre o universo das massas (10)
Nhoque.  Com um formato que lembra balinhas de goma a massa é curta e arredondada. Também conhecida como “inhoque”, seu tipo combina com molhos mais encorpados e é muito utilizada em pratos à base de batatas. De formato maciço quase sempre é acompanhado de receitas mais “pesadas”, ideal para harmonizar com algum vinho.

Interna - Saiba um pouco mais sobre o universo das massas (6)
Ravioli.
De origem italiana os raviólis são quadriculados, achatados e com pequenas ondulações. Com um formato que lembra pequenos pastéis, podem ser recheados com carne, vegetais, peixe e queijos.

Interna - Saiba um pouco mais sobre o universo das massas (8)
Farfalle. Em italiano o seu nome significa borboleta, uma justificativa ao seu formato que também é conhecido como “gravatinha” ou “laços”. Pode ser servida com molhos à base de tomate, queijo, óleo e manteiga. É encontrada também em cores diferentes como verde ou vermelho.

Interna - Saiba um pouco mais sobre o universo das massas (7)
Cabelo de Anjo.
Com tiras muito fininhas e enroladas, é a preferida no preparo de sopas. Por ser muito fina é de fácil preparo. Pode ser servida com legumes, batatas e muitos outros ingredientes.

Interna - Saiba um pouco mais sobre o universo das massas (1)
Espaguete.
É uma massa longa e fina muito popular em todo o mundo. É muito preparada com molhos de tomate e seu formato pode variar, diferença essencial no preparo de algumas receitas.

Voltar