12/05/2014

Saiba mais sobre o glúten

Interna - O que e gluten
É fácil perceber diversos alimentos com o seguinte destaque: contém glúten. Mas o que realmente é o glúten? Confira mais informações sobre o assunto e prepare um saboroso pão de cenoura.

O que é o glúten?
Glúten é o nome dado ao complexo de proteínas presentes no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte. Quando umedecido, o glúten produz a estrutura da massa, dá-lhe coesão e elasticidade, o que permite a retenção da umidade e do gás produzido na fermentação. Por isso, o glúten é elemento essencial nos processos de panificação e está presente na alimentação nos quatro cantos do mundo.

O que é intolerância ao glúten?
A Doença Celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e terceiro ano de vida. No entanto, a doença também pode surgir em qualquer idade, inclusive na adulta. O tratamento da doença consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten. Ou seja, o glúten deve ser evitado apenas para os celíaco, as demais pessoas podem consumir o glúten sem problemas.

- RECEITA -
Pão de cenoura sem glúten

Ingredientes
15g de fermento biológico
1 xícara de chá de leite morno
1 colher de sopa de açúcar
200g de creme de arroz
500g de batata cozida e passada pelo espremedor
2 colheres de sopa de margarina sem glúten
3 ovos
sal a gosto
1 cenoura ralada
1 xícara de azeitona picada

Modo de Preparo
Em uma tigela, desmanche o fermento e adicione o leite morno. Acrescente o açúcar, misturando com uma colher, e metade do creme de arroz. Reserve por 10 minutos.
À parte, junte o purê de batata, a margarina, o restante do creme de arroz, os ovos e uma pitada de sal. Adicione a cenoura e a azeitona, misturando bem, e passe a massa para uma fôrma de bolo inglês. Deixe descansar por 10 minutos. Aqueça o forno (180°C). Leve o pão para assar por 50 minutos.

Fontes:
Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA)
Sem Glúten – pães, tortas e bolos sem restrições (Viva Melhor)

Voltar