16/10/2014

Saiba mais sobre o dia mundial da alimentação

inter
No ano de 2014, o tema escolhido para o Dia Mundial da Alimentação é Agricultura Familiar. A agricultura familiar é uma forma de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho; são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar. A agricultura familiar é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa dos brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor. Dentro da agricultura familiar, alguns se dedicam à produção de orgânicos. A agricultura orgânica tem se destacado como uma das alternativas de renda para os pequenos agricultores.

Mas, o que são alimentos orgânicos?

Para um alimento ser considerado orgânico, o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos.

Ao contrário da agricultura convencional, a agricultura orgânica utiliza matéria tanto vegetal quanto animal para adubação, permitindo um melhor aporte de nutrientes para o solo e o produto.

Os sistemas orgânicos também visam respeitar a sazonalidade (melhor época para colheita) dos alimentos. Dessa forma, os alimentos orgânicos tornam-se mais saudáveis e nutritivos para o consumo, proporcionando um melhor aporte de nutrientes para o ser humano e preservação da biodiversidade do solo.

A maior vantagem dos orgânicos é a questão de serem ricos em nutrientes, pelo fato da terra ser fértil e natural. O nome orgânico é explicado justamente por essa ideia: eles interagem e são muito melhor absorvidos pelo nosso organismo.

“O acesso à alimentação é um direito humano em si mesmo, na medida em que a alimentação constitui-se no próprio direito à vida. Negar este direito é, antes de mais nada, negar a primeira condição de cidadania, que é a própria vida”.

Relatório do Brasil à Cúpula Mundial de Alimentação – Roma, 1994.

Referências:
www.contag.org.br
www.embrapa.br/2014-ano-internacional-da-agricultura-familiar
www.mds.gov.br
www.portalorganico.com.br
www.brasilescola.com/saúde/alimentos-organicos

Com informações:
Mariana de Medeiros Mendes
Nutricionista – CRN10 2767
Giassi Supermercados

Voltar