05/01/2015

Hidrate-se com frutas e verduras

hidratese_interna

 

A estação mais quente do ano exige cuidados com a hidratação do corpo. Com referências do site Corpo a Corpo (corpoacorpo.uol.com.br) preparamos algumas sugestões para estimular a ingestão de líquidos com o consumo de alimentos que contém muita água. Confira:

 

Melancia
Essa fruta é uma grande aliada na hora de hidratar o corpo. 100 g possuem 92% de água e apenas 31 calorias.

Morango
Como a melancia, 100g também apresenta 92% de água em sua composição.

Pêssego
100g de pêssego possuem apenas 35 calorias. Um pêssego médio tem 89% de água.

Framboesa
Comer framboesas também é uma excelente opção para hidratar o corpo. Uma porção com 100 g da fruta têm 87% de água, 57 calorias.

Abacaxi
Com só 48 calorias em 100 g, o abacaxi tem 87% de água, hidratação garantida para o organismo.

Pepino
O pepino tem 17 calorias em cada 100 g e é composto por 96% de água.

Tomate
Cada 100g de tomate têm 94% de água e só 20 calorias.

Cenoura
Uma xícara de cenoura é composta por 86% de água e tem 45 calorias. Além disso, quem nunca ouviu falar que ela é uma grande aliada para garantir uma cor dourada no verão?

Folhas Verdes
Saladas de folhas verdes também são ótimas opções para hidratação, além de conterem fibras. Uma xícara de alface, por exemplo, tem 95% de água e apenas 10 calorias. Já uma xícara de espinafre tem 92% de água e 40 calorias. O repolho tem 93% de água e 15 calorias em uma xícara.

 

Outras dicas para se hidratar no verão

Consuma de 1,5 a 2 litros de água por dia. Beba água com frequência, em pequenos volumes e sempre fresca. Andar com uma garrafinha de água é uma boa dica.

Aumente o consumo de frutas e legumes frescos. Eles são ricos em água, minerais e eletrólitos importantes para manter a hidratação do corpo por mais tempo.

Beba água de coco. Esta é uma ótima maneira de manter a hidratação em dias muito quentes, pois a composição química da água de coco é a mais próxima da composição dos líquidos corporais, mantendo também a boa hidratação das células.

Aproveite o calor para consumir vegetais crus. Essa forma preserva a maior quantidade dos nutrientes presentes nesses alimentos.

Na estação mais quente do ano, dê preferência às frutas, verduras e legumes. Esses alimentos são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de refrescantes, o que combina com as altas temperaturas do verão.

 

Voltar