09/03/2015

Alimentos que auxiliam a digestão

digestao_interna

O processo de digestão é fundamental para garantir o bom funcionamento do organismo. É durante a digestão que os alimentos são transformados em nutrientes para atuar na renovação das células e no fornecimento de energia para o corpo.

Alguns alimentos podem facilitar a digestão e diminuir desconfortos comuns como a azia e a prisão de ventre.  Incluí-los na dieta é uma forma de balancear a alimentação e prevenir problemas do trato digestório. Vamos conhecer alguns deles:

Alho e cebola: auxiliam no processo digestivo e realizam também ações desintoxicantes.

Manjericão, alecrim e orégano: tem propriedades digestivas e inibem a formação de gases.

Hortaliças: as verduras devem ser consumidas preferencialmente cozidas. Os legumes podem também ser grelhados. Vegetais como o brócolis, repolho, pimentão e couve-flor devem ser evitados por não facilitarem a digestão, mas não podem ser excluídos totalmente da dieta pelos nutrientes importantes que oferecem.

Leguminosas e cereais: feijão, ervilha e lentilha devem ser liquidificados e usados na preparação de sopas e cremes para facilitar a digestão. Ao utilizar estes alimentos tente evitar composições com cereais integrais.

Chás: o consumo de chás após as refeições diminui a ação de gases estomacais e intestinais. As melhores opções são camomila, erva-doce, capim-cidreira, hortelã e boldo.

Carnes: dê preferência às carnes cozidas, grelhadas ou assadas. Escolha carnes magras, em especial frango e peixe. Carnes gordurosas retardam o esvaziamento gástrico, dificultando a digestão.

Ovos: consuma sempre cozidos, pochés ou mexidos.

Doces: escolha as versões mais leves, como gelatinas, flans, cremes e pudins.

 

Referências: Coleção Viva Melhor/Editora Melhoramentos

Voltar